Sim, amigas e amigos. O maior evento ateu já realizado no Brasil está prestes a acontecer. E promete reunir cerca de 50 ateus em dois dias de churrasco, debates e turismo. Eu diria, com alguma segurança, que é bom os organizadores da Marcha para Jesus – que reuniu 1,5 milhão de pessoas na última edição –, começarem a se preocupar conosco, porquê nunca 50 ateus estiveram no mesmo espaço ao mesmo tempo. Não em nossa terra brasilis.

O evento “Ateus em Curitiba convidam…” chega em sua sétima edição, organizada pelo ativista Manuel Rodeiro (conhecido pelos ateus como Manny), que mora em Curitiba. “Além de ser o maior encontro de ateus já realizado no País, queremos lançar as bases do que poderá ser o I Congresso Ateísta Nacional”, define Manny. O encontro terá duração de dois dias (19 e 20 de dezembro).

Debates

Além do churrasco (“de lei” num encontro de ateus), o evento terá quatro mesas redondas, que discutirão temas relevantes ao movimento ateísta. Qualquer um dos ateus presentes ao evento poderá se inscrever nos debates. Não há limite de inscritos, e cada Mesa Redonda terá um mediador para conduzir os trabalhos.

Os temas propostos pela organização são “espinhosos” e extremamente polêmicos. E, realmente… esse é o tempero do churrasco. Oito assuntos foram escolhidos para compor as quatro mesas redondas. Quem vai decidir quais serão discutidos é o próprio público, votando em seu assunto preferido aqui. Os temas variam da postura filosófica ateísta ao analfabetismo político, passando pela necessidade de associações representativas, uma troca de ideias sobre ‘Deus, Um Delírio” e sobre “Deus não é Grande”, de Hitchens, voluntariado ateu, preconceito, religião, ateísmo de Epícuro a Dawkins, religiões abraâmicas, e até neo-ateísmo.

Como organizador, Manny espera que o encontro seja marcado por uma quebra de paradigmas. “Que os ateus possam se encontrar pelo simples fato de serem ateus, e não compartilhando uma segunda designação (como vegetarianos ou associados de qualquer entidade representativa)… Somos ateus, esse é um encontro para ateus, e essa deverá ser a maior vitória desse encontro”, conclui Manny.

Apoio UNA

A União Nacional dos Ateus é apoiadora do “Ateus em Curitiba convidam…”, e pretende organizar uma excursão que partirá de São Paulo, para levar ateus paulistas até Curitiba (a excursão será válida apenas para o dia 19). Os detalhes ainda estão sendo acertados, mas aguardem novidades para a próxima semana.

A UNA espera que este evento seja um marco para o ateísmo nacional e pretende estar representada por mais de um de seus diretores e – se o interesse for grande – muitos de seus membros. E convida as demais entidades representativas a enviarem seus representantes também, de modo a que todas possam se confraternizar (o que seria uma conquista valiosa para o movimento ateísta). Se as metas de lançar as bases para o I Congresso forem mesmo alcançadas, talvez possamos mostrar que Dawkins não está certo em tudo. Às vezes, é possível arrebanhar um bando de gatos.

Programação

Dia 19

  • 10:00 – Identificação e início da confraternização
    11:00 – Serviço de almoço
    13:00 – Petiscos e confraternização (até as 21:00)
    14:00 – Mesa redonda – 1
  • 15:30 – Mesa redonda – 2
    17:00 – Mesa redonda – 3
    18:30 – Mesa redonda – 4
    21:00 – Encerramento e despedida. 

Dia 20

Passeio turístico em Curitiba, guiados pelos membros da comunidade e conduzidos por ônibus de turismo da Prefeitura de Curitiba. 

Mais informações

Para participar do “Ateus em Curitiba convidam”, você pode escolher entre duas formas:

– COM CAMISETA, R$ 30,00 (trinta reais).

– SEM CAMISETA, R$ 15,00 (quinze reais).

Uma imagem ilustrativa da camiseta pode ser conferida aqui, na seção “galeria de fotos”.

Basta mandar uma mensagem para o email ateus.em.curitiba@gmail.com e dizer em qual “pacote” você quer participar. Não inclui traslado. No evento, cada participante irá receber um crachá de identificação e cartões de visita para distribuição e apresentação.

Anúncios