Filosofia do Blog

una_square2O Blog da UNA é um espaço de convivência criado pela União Nacional dos Ateus, a exemplo da Comunidade no Orkut e do Canal de Vídeos no Youtube.

É voltado a todo tipo de leitor, seja ateu, agnóstico ou teísta. Também pretendemos que seja uma referência para a mídia.

É importante ressaltar que não procuramos, aqui, AGREDIR a fé, a religião ou os religiosos.

O objetivo do blog é AFIRMAR o Ateísmo.

Conselho Editorial

Foi constituído um Conselho Editorial, encarregado de analisar os textos enviados para publicação. Fez-se necessário estabelecermos alguns critérios para edição, baseadas na filosofia do blog.

1 – Serão publicados apenas textos relacionados ao Ateísmo, Ceticismo, Humanismo Secular e Laicismo, elaborados sob o ponto de vista da ciência, história, política,  filosofia, literatura, entre outros.

2 – Não serão aceitos textos que atentem contra a honra e a dignidade das pessoas.

3 – Somente serão aceitos textos que contenham CRÍTICAS à religião e aos religiosos – ainda que SEVERAS ou CONTUNDENTES – quando formulados a partir de um contexto que os justifique.

4- Não serão aceitas AGRESSÕES DE QUALQUER ESPÉCIE.

5 – A apresentação dos textos deverá seguir algumas normas simples:

__ Estar em português.

__ Não tratar de assuntos off topic ou que fujam à filosofia do blog.

__ Não utilizar termos pejorativos ou palavras de baixo calão.

__ Utilizar os princípios de coesão e coerência textuais.

__ Citar o autor.

__ Citar a fonte, no caso de transcrições parciais ou totais, de forma que o leitor tenha facilidade em localizar o texto de referência, .

6 – Os textos que não seguirem os critérios de edição serão devolvidos aos autores, para revisão.

Ombudsman

O Ombudsman é o representante dos autores e dos leitores junto ao Conselho Editorial. Cabe a ele tratar dos seguintes assuntos:

a) Autor que se considerar prejudicado, de alguma forma, pela devolução de seus textos, para revisão. Deverá justificar, com clareza e objetividade, o motivo de não concordar com a decisão do conselho.

b) Leitor que considerar qualquer texto publicado no blog como off topic, conflitante com a filosofia adotada ou fora dos critérios de edição. Deverá justificar, com clareza e objetividade, o motivo de suas considerações.

c) Elogios, críticas e sugestões ao Blog.

E-mail ombudsman@uniaodosateus.com.br

Editor Visual

A função do Editor Visual é observar e zelar pela identidade visual do blog, fazendo cumprir as normas definidas para publicação dos textos. Em caso de textos publicados fora da identidade visual do blog, o Editor Visual poderá fazer as alterações necessárias. Também caberá a ele orientar os colaboradores sobres essas normas, esclarecer dúvidas e prestar suporte técnico para a edição dos textos.

Comentários aos posts

Não serão aceitos comentários que faltem com o respeito pessoal ou representem provocação e tentativa de tumulto. Tampouco serão aceitos comentários com a intenção clara ou dissimulada de promover pregação ou proselitismo religiosos.

A cargo do Conselho Editorial, os autores serão advertidos e/ou terão seus comentários excluídos. Em caso de reincidência, serão banidos do blog, por meio do bloqueio do endereço IP.

No caso de comentários excluídos, as respostas enviadas a eles também serão excluídas. Entretanto,  seus autores não sofrerão qualquer tipo de advertência, salvo na eventualidade de incorrerem no mesmo erro.

Queremos evitar as flamewars e mantermos o espaço livre para o debate sério e sadio.

Caberá como recurso, em qualquer das situações acima, dirigir expediente ao ombudsman, exclusivamente por e-mail.

Considerações Finais

Ainda que em um espaço cedido pela UNA e mesmo que obedecidos a filosofia do blog e os critérios de edição, as postagens são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião da União Nacional dos Ateus.

O conselho espera que todos os colaboradores compreendam a necessidade de realizarmos um trabalho sério, maduro e consequente. E que todos cuidem do que é de todos.

Saudações ateístas!

Ombudsman:

Conselho Editorial:

Luiz Roberto Bicalho Domingos

Anúncios