Autor: Fernando Silva
Fonte: A CRIAÇÃO DO MITO DE JESUS
…………………………………………………….
Os evangelhos não se pretendiam uma narrativa histórica mas um “midrash” (uma composição de trechos das Escrituras que, do ponto de vista do autor, estão relacionados e confirmam a mensagem que ele quer transmitir). Ou parábolas com o enxerto de referências históricas. A intenção dos evangelistas não era registrar com precisão os fatos mas transmitir ensinamentos religiosos.
Paulo foi um dos principais criadores da figura de Jesus. Ao cair do cavalo na estrada para Damasco, vítima de insolação ou epilepsia, julgou estar divinamente inspirado. Analisou as Escrituras em busca de revelações ocultas e, acreditando que toda e qualquer idéia que lhe ocorria também era inspiração de Deus, pareceu-lhe ter nelas encontrado o anúncio da vinda de Jesus.
O mundo de Paulo ainda era fortemente influenciado pela civilização grega, sua cultura e seus deuses. Para os gregos e seus vizinhos, a verdadeira realidade era a realidade mítica, onde viviam deuses e anjos. O mundo material era apenas um reflexo dela, as sombras na caverna de Platão. As Escrituras não continham profecias, mas revelavam um pouco desta verdadeira realidade.
O sofrimento e morte de Jesus eram fatos já ocorridos nessa realidade espiritual, num tempo diferente do nosso, assim como as aventuras dos deuses gregos, não algo que ainda ocorreria no mundo material (NOTA 1). Era desta “realidade” que falava Paulo, não de um Jesus de Nazaré, de carne e osso. E seus “fatos” vinham das Escrituras e das revelações de um Jesus espiritual. Na verdade, era Deus que fazia as revelações. Jesus era apenas seu canal de comunicações, o “Logos” grego, a “Sabedoria” judaica. Paulo descobriu “sobre” Jesus nas Escrituras e inspirações divinas, não “da boca de” Jesus. Jesus era o “segredo que esteve escondido durante eras” e que foi revelado por Deus.
Era necessário ter fé nesse Jesus mítico, espiritual, como Paulo por tantas vezes insiste.
Mas por que seria necessário ter fé em que um homem existiu neste mundo, morreu e ressuscitou? Isto seria um fato histórico, não algo só acessível através da fé. Foi só mais tarde que se criou o conceito de um Jesus feito homem. Sua biografia foi tirada das Escrituras. As narrativas do A.T., que foram sua origem e contavam uma história já ocorrida, tornaram-se aos poucos profecias a respeito de sua futura vinda.
Mesmo em livros escritos por volta do ano 120 d.C. ainda se mencionam passagens do A.T. como fonte, não os evangelhos (que já deveriam ter sido escritos e ser muito famosos e conhecidos, se tivesse havido um Jesus e seus discípulos estivessem ativamente difundindo seus ensinamentos).
Mas ninguém fala “conforme eu ouvi da boca de Jesus”, “conforme ensinou Fulano, que foi discípulo de Jesus”. Paulo só vai a Jerusalém anos depois de cair do cavalo e nem menciona os lugares santos ou sua emoção em visitá-los. Vai lá apenas para se encontrar com Pedro. E ninguém menciona Pilatos e o julgamento de Jesus.
Paulo era o mestre, não Jesus. Em todas as suas disputas com os outros discípulos, ele jamais foi acusado de distorcer as palavras de Jesus. Não havia “palavras de Jesus”. Os evangelhos e sua vida terrena ainda não tinham sido inventados.
É possível que versões primitivas dos evangelhos já existissem no final do primeiro século, mas não faziam parte da corrente paulinista, predominante. Só durante o segundo século começaram a ser mencionados e se incorporaram ao conjunto de crendices contraditórias que cercava a figura de Cristo, defendidas por centenas, talvez milhares de seitas que brigavam entre si.
Os evangelhos são uma montagem de elementos de várias fontes:
Muitos dos ensinamentos atribuídos a Jesus foram encontrados nos manuscritos do Mar Morto, escritos pelos essênios pelo menos 100 anos antes de Cristo. Eles eram conhecidos pelo seu desprezo às coisas materiais, faziam-se batizar para a purificação do corpo e do espírito e iniciavam a vida pública aos 30 anos, após 40 dias de jejum no deserto. Esperavam para breve a vinda do reino de Deus.
Frases como “amar seus inimigos”, “se lhe pedem o casaco dá também a camisa” e “dar a outra face” derivam dos estóicos/cínicos, um movimento filosófico de origem grega que pregava o retorno a uma vida mais simples e humilde, em oposição ao materialismo da sociedade urbana.
Muitos outros foram tirados do “Documento Q”, uma coleção de ditos resultantes da mistura da filosofia estóica/cínica, com o messianismo judeu. Quando os evangelistas inventaram uma vida terrena para Jesus, cada um localizou os ditos em contextos diferentes. Exemplos:
– A história do salvador nascido de uma viirgem e tentativas de matá-lo quando criança;
– Sua morte e ressurreição (em vários casoos, no terceiro dia);
– Céu, inferno e juízo final (que não existiam no judaísmo original);
– Petra, no mitraísmo e no “Livro dos Mortos” egípcio, era o guardião das chaves do céu. O mitraísmo também denominava Petra a um rochedo considerado sagrado;
– Hórus lutou durante 40 dias no deserto contra as tentações de Satã;
– Hórus, a luz do mundo; o caminho, a verdade e a vida;
– Hórus batizado com água por Anup;
– Hórus representado por uma cruz;
– A trindade Atom (o pai), Hórus (o filho) e Ra (o espírito santo);
– Hórus e Mitra tinham 12 discípulos;
– Apolônio, Mitra e Hermes eram conhecidos como “bom pastor” e eram representados com um cordeiro nos braços;
– A última ceia, freqüentemente com uma bebida e um alimento que representavam o corpo e o sangue de algum deus;
– A estrela guia, elemento freqüente em lendas e mitologias antigas;
– Tamuz, deus da Suméria e Fenícia, foi gerado por uma virgem, morreu com uma chaga no flanco e, três dias depois, levantou-se do túmulo e o deixou vazio com a pedra que o fechava a um lado. Belém era o centro do culto a Tamuz.
Falsas profecias:
Uma comparação cuidadosa revela que vários outros trechos foram aproveitados fora de contexto ou tomados como profecia, quando na verdade se referiam a outras coisas. Exemplos:
– Lucas 01:28-33, onde o nascimento de Jesus é anunciado a Maria, uma cópia quase exata de Sofonias 03:14-18, onde se profetiza o triunfo de Israel sobre as nações que a oprimiram;
– Mateus 02:05-06 e João 07:42, onde se diz que o nascimento de Jesus em Belém fora profetizado. Entretanto, o trecho que fala de Belém (Miquéias 05:02), se refere ao clã de David, Belém Éfrata, e não a uma cidade. Além disto, mesmo que fosse uma cidade, o tal Messias profetizado viria para espalhar o terror e a morte entre os inimigos de Israel e torná-la poderosa, enquanto que Jesus afirmou que “meu reino não é deste mundo”;
– Mateus 01:22 cita Isaías 07:14 sobre o nascimento do messias de uma virgem, quando Isaías falava de uma criança de seu tempo, 700 anos antes de Cristo, não de uma virgem mas de uma jovem, não de Jesus mas de Emanuel;
– Mateus 21:01-07 (e os outros evangelistas) dizem que a entrada de Jesus em Jerusalém montado num jumento fora prevista em Zacarias 09:09 mas, mais uma vez, o rei de que fala Zacarias era um rei humano, que reinaria sobre Israel, não Jesus. As aclamações do povo foram tiradas do Salmo 117:26 (“Bendito o que vem em nome do Senhor”);
– Mateus 26:15 e 27:03-10 fala da traição de Judas e das 30 moedas como tendo sido profetizada em Salmos 41:09 e Zacarias 11:12-13. Entretanto, nenhuma das passagens fala do messias. Nos salmos, é David, o autor, que se diz traído e se considera um pecador.
– E Zacarias diz ter recebido as 30 moedas por um serviço prestado, sem nenhuma traição envolvida (e ele também devolve as moedas). Mateus diz que a compra do campo do oleiro com as 30 moedas fora profetizada por Jeremias, mas tal profecia não existe.
– João 02:14-16 (e os outros evangelistas) falam sobre como Jesus expulsou os vendilhões do Templo. Considerando-se o tamanho do pátio do Templo e o fato de que o comércio de animais era essencial à realização dos sacrifícios pelos fiéis, não tinha nada de ilegal e tinha o apoio das autoridades religiosas, parece improvável que um único homem com um chicote conseguisse expulsar a todos, ainda por cima impunemente. Esta passagem parece ter sido inspirada em Zacarias 14:21 (“Naquele dia não tornará mais a haver mercador na casa do Senhor dos Exércitos”) e Jeremias 07:11 (“Esta minha casa está convertida em um covil de ladrões”);
– Os Salmos 22:02-19 e 69:22 foram usado na crucificação, embora nele David falasse de seus inimigos e da perseguição que sofria do rei Saul: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? […] Todos os que me vêem zombam de mim, abrem a boca e balançam a cabeça: “Ele recorreu a Javé … pois que Javé o salve! Que o liberte, se é que o ama de fato!” […] Cães numerosos me rodeiam, e um bando de malfeitores me envolve, furando minhas mãos e meus pés. Posso contar todos os meus ossos. As pessoas me observam e me encaram, entre si repartem minhas vestes, e sorteiam a minha túnica”. “Como alimento me deram fel, e na minha sede me deram vinagre”.
De qualquer modo, não se podem levar a sério profecias que se dizem realizadas no mesmo livro em que foram feitas. É preciso que a comprovação seja externa ao livro. E isto não acontece. Um exemplo perfeito de profecia fracassada está em Ezequiel 26 e 29 (NOTA 2). E pode-se suspeitar de que várias “profecias” foram feitas depois do fato ocorrido.
Profecias e histórias sobre o justo que sofreu, foi injustamente acusado, perseguido e morto (ou foi salvo da morte no último instante), sendo então reabilitado e exaltado, são comuns ao longo da Bíblia. Refletem provavelmente os sonhos de grandeza dos judeus, povo freqüentemente perseguido e escravizado, e suas esperanças de que seu deus os ajude a triunfar sobre povos que os oprimiam.
Além disto, mesmo que Jesus tivesse existido, ele certamente seguiria as Escrituras como um roteiro para provar que era o Messias. Por exemplo, entraria em Jerusalém montado num jumento como fez o rei humilde em Zacarias 09:09. Note-se que os evangelhos dizem claramente “e ele o fez para que se cumprissem as Escrituras”.
Cronologia resumida do surgimento dos evangelhos:
Há uma epístola apócrifa, denominada 1 Clemente, enviada de Roma aos Coríntios no ano de 96 d.C., onde pela primeira vez Jesus é mencionado como mestre e ensinamentos lhe são atribuídos. Várias passagens lembram o Sermão da Montanha mas há outras que também lembram os evangelhos mas não são atribuídas a ninguém ou então citam o Antigo Testamento. Ainda não há menções a uma vida terrena nem sobre milagres ou João Batista. Mesmo quando fala do julgamento e morte de Cristo, Clemente cita Isaías. Seu Jesus parece ser algo que ele construiu a partir das Escrituras.
Por volta do ano 107 d.C., nas 7 cartas escritas por Inácio, surgem as primeiras menções a Herodes, Pôncio Pilatos e Maria. Há até um trecho sobre a aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos, mas ainda nada se diz dos evangelhos ou que Jesus tivesse sido um mestre.
Na época de Inácio foi escrita a Didaké (ou Didache), onde nada se fala dos ensinamentos de Jesus e a oração do Pai Nosso é atribuída diretamente a Deus. Nada de última ceia, morte e ressurreição. Deus é o mestre e Jesus aparece apenas como filho de Deus e seu servo, cuja função é servir de canal de comunicação entre Deus e os homens.
O nascimento de um Jesus terreno aparece pela primeira vez no texto “Ascensão de Isaías”, que data de 115 d.C. Mas a história é diferente. Jesus nasce na casa de Maria e José em Belém, não numa mangedoura durante uma viagem, e Maria só mais tarde descobre que seu filho era especial. Nada sobre pastores, magos, Herodes e fuga para o Egito. Os evangelistas se basearam nesta história mas cada um a modificou à sua maneira, mantendo em comum apenas a referência a Belém, provavelmente por causa da profecia de Malaquias sobre o nascimento lá de um futuro rei de Israel. A fuga para o Egito, por exemplo, só existe num dos evangelhos. Em outro, Jesus volta diretamente para casa e é apresentado no templo (NOTA 3).
A primeira referência a Pilatos numa epístola surge em 1 Timóteo 6:13, que deve ter sido escrita por volta de 115 d.C., mas ela é tão omissa quanto ao resto que acredita-se que esta seja uma inclusão posterior. 1 Tessalonicenses afirma que os judeus mataram Jesus mas há um consenso entre os estudiosos da Bíblia sobre esta ser uma inclusão posterior também.
2 Pedro, escrita por volta de 120 d.C., fala na vinda futura de Jesus (não o seu retorno) e seu autor cita profecias do AT, não uma promessa feita por Jesus. No fim do capítulo 1, esta epístola menciona algo que lembra a transfiguração de Jesus dos evangelhos mas o fato é apresentado como uma amostra do que seria a vinda futura de Jesus e de seu poder. E a fonte, mais uma vez, são as Escrituras, não um Jesus terreno.
Barnabás (120 d.C.) é mais uma coleção de tradições orais e lendas, sem menção aos evangelhos ou Jesus de carne e osso, embora algumas passagens lembrem seus ensinamentos e haja vagas referências a acontecimentos históricos. Quando fala da paixão de Cristo, se baseia nas Escrituras.
Uma carta de Policarpo, bispo de Esmirna (130 d.C.) já está bem próxima dos evangelhos em vários trechos mais ainda faz referência aos documentos acima, não aos evangelistas.
Há escritos de Papias da época de Policarpo que se perderam mas são mencionados por Eusébio e estes começam a fazer referência aos evangelhos. Segundo Eusébio, Papias disse que um certo João disse que Marcos tinha sido o intérprete de Pedro e registrou o que Pedro ainda se lembrava dos ensinamentos do Senhor, aos pedaços e sem ordem. Ou seja, ainda não era um evangelho narrativo.
Por volta de 140 d.C, o gnóstico Marcião usou trechos de uma versão prévia do que viria a ser o evangelho de Lucas. Sabemos disto porque Tertuliano condenou sua interpretação do texto anos mais tarde. A versão que Marcião usou era diferente da atual, o que mostra que os evangelhos passaram por várias revisões. E isto ocorreu provavelmente porque na época os evangelhos não passavam de textos soltos de vários autores e ninguém os considerava sagrados nem inalteráveis, apenas considerações pessoais sobre Jesus e seus ensinamentos.
Na verdade, este processo de revisão pode ser visto ao longo dos 30 anos que separam Marcos de João. Cada um é uma adaptação do anterior à realidade de sua época. Um exemplo é o progressivo envolvimento dos judeus na condenação de Jesus e a “desculpabilização” dos romanos.
Os evangelhos, aliás, nem tinham nomes. Justino, o Mártir, por volta de 150 d.C. ainda os chama apenas de “Memórias dos Apóstolos” e o que ele cita são apenas ensinamentos soltos. Tais trechos divergem dos evangelhos atuais e não há nada do evangelho de João.
A primeira menção que já foi encontrada aos 4 evangelistas é a de Ireneu, bispo de Lyons, por volta de 180 d.C., onde ele comenta que deveria haver 4 evangelhos porque havia 4 ventos e 4 cantos da Terra.
Finalmente, acredita-se que os Atos tenham sido escritos pela igreja de Roma em meados do segundo século para criar uma imagem mais favorável de Paulo, que na época era apontado pelos gnósticos como seu líder (por se basear apenas nas revelações recebidas diretamente de Deus e não através da Igreja, ou seja, do Jesus terreno e dos apóstolos). As epístolas, pelo contrário, mostram Paulo rejeitando a versão de Tiago e os outros, embora eles tivessem convivido com Jesus.
Notas:
(1) Os gregos (e também os europeus até os tempos de Copérnico e Galileu) acreditavam que a Terra era o centro do universo. Em volta dela havia esferas de cristal concêntricas, cada uma sustentando um dos 7 planetas conhecidos. Na esfera mais interior, a da Lua, ficavam os demônios, mensageiros entre os homens e os deuses, e além da sétima esfera ficavam os deuses. Para Paulo e seus correligionários, em vez dos deuses havia um único deus e os demônios eram forças do mal (em Efésios 06:12 eles estão nas regiões celestes; só mais tarde foram relegados às profundezas da terra; são eles os dominadores do mundo, não os humanos). Segundo apócrifos do fim do primeiro século, como a “Ascensão de Isaías”, Jesus teria partido numa jornada através das esferas até chegar à mais interior, nascendo de uma mulher (assim como Attis nascera de Cibele e depois se sacrificara). Os demônios, sem perceber quem ele era, o teriam morto. No final do século I, nenhuma menção a um Jesus terreno. Nada de perdão dos pecados, nada de ensinamentos. Pilatos não o julgou, não houve Calvário. A missão desse Jesus, que tinha aparência humana mas não era de carne e osso, era derrotar o anjo da morte e resgatar os justos. I Coríntios 02:08 fala novamente dos dominadores do mundo, não de Pilatos, por exemplo. Orígenes e Marcião também interpretam Paulo desta forma. Jesus desce então aos infernos (o Sheol) e ressuscita três dias depois. Retorna aos céus levando com ele as almas dos justos e, a partir desse dia, os justos que morressem iriam também para o céu. Este era o segredo escondido, no qual era preciso acreditar para se escapar do inferno. Jesus era o cordeiro imolado desde o início dos tempos (e não no ano 33).
(2) Ezequiel 26 diz que Yaveh deu a cidade de Tiro a Nabucodonosor para saquear e destruir. A cidade seria coberta pelo mar e nunca mais voltaria a existir. A história nos diz que Tiro foi sitiada por Nabucodonosor mas que este não conseguiu tomá-la. A cidade foi destruída séculos mais tarde por Alexandre o Grande mas recuperou-se e é hoje uma cidade moderna. E o mar não a cobriu. Ezequiel 29 diz que, como compensação pelo fracasso em Tiro, Yaveh lhe daria Egito e os países vizinhos, também para saquear e destruir. O Egito seria devastado para sempre e seus habitantes se dispersariam pelo mundo. Nada disto aconteceu.
(3) A estrela guia é um elemento comum nas histórias de heróis antigos e também há uma matança de inocentes na lenda de Moisés. Herodes matou vários de seus próprios parentes com medo que lhe tomassem o poder, o que pode ter inspirado os evangelistas, mas não há registro histórico de matança indiscriminada de crianças.
………………………………………………………………..
Fontes (links):
– Sobre a definição do cânon da Bíblia: The Canon of the Bible (1999) – Larry A. Taylor
– Sobre o uso de passagens do Antigo Testamento: Miracles and the book of Mórmon
– Sobre a influência de religiões antigas: STR Brasil
– Sobre a ausência de menções a um Cristo histórico no primeiro século: “The Jesus Puzzle” – Earl Doherty
06/08/2009 at 20:34
Seus comentarios a respeito da existencia ou noa de jesus e sua baixa comparação com os deuses egipcios e um triste exemplo de uma vida regada de incertezas e infelicidade. se voce conhecesse realmente o Sr Jesus Filho do Deus verdadeiro e altissimo, que realmente o reino dele nao é deste mundo pq aki jaz o maligno…
voce meu caro seria uma pessoa realizada.
Creia nele e creia naquele que o enviou e vera que seu vazio vai seer preenchido.
Os deuse egipcios passaram e somente podemos encontra-los em mentes de cientistas e pesquisadores como vc, porem meu Jesus Vive, e mesmo apos 2000 mil anos ele ainda se faz presente sua mensagem perdurou e ficara viva para sempre, bem diferente dos Egipcios que mesmo açoitados pelo DEus de Israel nao se curvou a sua grandeza e por isso foi dizimada.
Pense nisso meu Caro. E Jesus Tenha misericordia de sua vida.
PP.
08/08/2009 at 14:23
Que a inteligência tenha misericórdia de vc meu caro.
25/11/2010 at 14:03
Deixa o paulinho no mundinho dele =)
18/09/2009 at 18:43
olá amigo .. adorei cada cada momento da leitura .. apezar de não ser ateu … sou um adepto das leis ocultas .. e quanto ao comentário desse “paulo aí ” … é só mas um alienado idiota que vive pelos falsos conhecimentos sem dar valor a um coisa muito importante chamada ” busca pelo conhecimento” pobre ignorante … abraços meu amigo!
06/10/2009 at 14:30
FELIZMENTE TIVE QUE PARAR A LEITURA ANTES MESMO DE COMEÇAR. UM PELO ÚLTIMO DEPOIMENTO, FEITO POR ALGUÉM QUE AINDA NÃO CONHECEU A CRISTO VERDADEIRAMENTE. DOIS, PELA TOTAL INCONSISTÊNCIA DO ESTUDO FEITO A RESPEITO DA PEREGRINAÇÃO DE JESUS CRISTO NA TERRA.
BEM O SENHOR DISSE. “SABEIS DAS COISAS QUE SÃO DOS HOMENS, MAS NUNCA ENTENDERÁ AS COISAS DE DEUS”. O EVANGELHO ANUNCIA PALAVRAS DE PAZ E TAMBÉM PESSOAS COMO O QUE FEZ ESSE ESTUDO, QUE BUSCAM PROFANAR A IMAGEM DE CRISTO ATRAVÉS DE AFIRMAÇÕES SEM CONSISTÊNCIA E INFAMES, ISTO É, O ANTICRISTO.
DEUS ESTEVE CONOSCO EM CARNE COM JESUS CRISTO. CADA EVANGELISTA DEU SEU PONTO DE VIDA SOBRE JESUS, MAS A HISTÓRIA É A MESMA.
RECOMENDO QUE SE NÃO ACREDITAM EM DEUS VERDADEIRAMENTE E EM CRISTO JESUS, O NOSSO ÚNICO SENHOR E SALVADOR E NO ESPÍRITO SANTO, CRIEM TEXTOS QUE CONTRIBUAM COM A MELHORA DA SOCIEDADE OU BUSQUEM FAZER PROJETOS QUE PROMOVAM O BEM, POIS TEXTOS COMO ESSE REFLETEM A VADIAGEM DO SER HUMANO DEIXANDO O MUNDO COMO ESTÁ.
04/05/2011 at 21:49
MAS UM SEM RACIOCINIO”””
14/06/2012 at 20:08
Olha só! Portas sabem falar ¬¬
08/10/2009 at 23:37
Isto é uma diversão, em pleno século XXI as pessoas ficam atrás de mitologia. É do balacubaco.
Sugiro vocês da UNA, ateus do Brasil, ceticismo net e etc a criarem um site premiando o felizardo que provasse o G-EZIUS HISTÓRICO, este premio deveria ser $ 100.000.000,00 ninguém vai ganhar mesmo, pouco importa, mas a diversão seria garantida.
12/10/2009 at 20:58
muletas,muletas e mais muletas, essa carolada não admite que seja dito algo que abra suas mentes blindadas,alias nem deveriam entrar nesses sites ateus,pq não ficam la nos sites carolas deles, entram aqui leem, ficam boquiabertos com os escritos, certamente gritam ”vade retro”e depois deixam uns comentarios ”toscos”tentando nos converter, conhecer jesus verdadeiramente??bom ele que se apresente né!!!
06/07/2010 at 20:37
cuidao com o q vc diz…
14/10/2009 at 16:46
CARO AMIGO,
A QUESTÃO NÃO É SER CAROLO, E NEM É PRETENDIDO A CONVERSÃO DE QUALQUER UM DE VCS, POIS A SALVAÇÃO, COMO DIZ A PALAVRA, É INDIVIDUAL. E MUITO MENOS GUARDAMOS ÓDIO DE VOCÊS POR FAZEREM ESTUDOS COMO ESTES. OBVIAMENTE QUE TEM TODA A LIBERDADE DE EXPRESSAR A SUA TESE SOBRE O ASSUNTO, ASSIM COMO TEMOS TAMBÉM TEMOS A LIBERDADE DE EXPRESSAR A NOSSA. SE SOU CONTRÁRIO A TESE, É DIREITO DE EXPRESSÃO MEU COLOCAR O MEU PONTO DE VISTA.
ASSIM COMO USO MEU TEMPO PARA FALAR DO REINO DE CRISTO AOS HOMENS DA TERRA. VCS, QUE NÃO POSSUEM CREDO, PODERIAM USAR A INTELIGÊNCIA PARA PROMOVER PROJETOS E PROPOSTAS DE UTILIDADE A SOCIEDADE. NÃO CONCORDAM?
PROMOVER A DISCÓRDIA ATRAVÉS DE TESES QUE, COMO VCS MESMOS MENCIONAM, “TIRAM A BLINDAGEM” DE NOSSOS OLHOS, SÓ SEPARAM OS HOMENS DE NOSSA SOCIEDADE E O MUNDO NUNCA SE TORNA AGRADÁVEL DE VIVER.
SE FOREM CRITICAR, CRITIQUEM A POLÍTICA VIGENTE, A FOME, A MISÉRIA, A VIOLÊNCIA, A DESIGUALDADE NA SOCIEDADE MUNDIAL. CREIO QUE SERIAM ASSUNTOS DE MAIOR UTILIDADE PARA SER DISCUTIDOS, E TEREI O PRAZER DE RESPONDER AOS COMENTÁRIOS PARA AS MELHORAS. NÃO CRITIQUEM O BEM, POIS É PURA PERDA DE TEMPO.
REAVALIEM O TRECHO: “Mateus 01:22 cita Isaías 07:14 sobre o nascimento do messias de uma virgem, quando Isaías falava de uma criança de seu tempo, 700 anos antes de Cristo, não de uma virgem mas de uma jovem, não de Jesus mas de Emanuel”
– QUAL A DIFERENÇA DE VIRGEM E JOVEM NAQUELE TEMPO E NESTE TRECHO?
– E QUAL A DIFERENÇA DE JESUS E EMANUEL NESSE MESMO TRECHO? OS DOIS NÃO SERIAM A MESMA COISA?
A MULTIPLICIDADE DOS NOMES ERAM PREDOMINANTES NAQUELE TEMPO.
REAVALIEM…
19/10/2009 at 20:08
o velho testamento discorda do novo testamento, pra vc que gosta de citações leia ai, e vai lá discutir com os judeus depois
LEIA MASHIACH, MESSIAS JESUS, OK??
Porque ele não é o Mashiach descrito nas Escrituras Hebraicas
1 – O Mashiach terá um pai biológico humano – Será descendente pelo lado paterno do Rei David.
Onde nas escrituras: – Isaías 11:1-10; Jeremias 23:5; Ezeqiel 34:23-24; 37:21-28; Jeremias 30:7-10; 33:14-16; e Oseas 3:4-5
A ancestralidade de Jesus (contradizendo as escrituras) não pode ser traçada, visto que segundo a teologia cristã, Jesus não era filho de José, marido de Maria.
2 – A ancestralidade do Mashiach será somente através do Rei Salomão (Shelomo)
Onde nas escrituras: 2º Samuel 7:12-17; Primeiro Crônicas 22:9-10
Mas Jesus, segundo um texto cristão (Lucas 3:31) era descendente de Natan, um outro filho do Rei David, e não do Rei Salomão.
3 – O Meshiach não terá ancestralidade com Joaquim, Jaconias ou Salatiel.
Onde nas escrituras: 1° Crônicas 3:15-17; Jeremias 22:18, 30
Mas de acordo com Mateus 1:11-12 e Lucas 3:27, Jesus era descendente de Salatiel.
4 – O re-estabelecimento da dinastia de David, que jamais cessará
Onde nas escrituras: Daniel 7:13-14
Mas Jesus não teve filhos, nem estabeleceu reinado algum.
5 – Uma era de paz eterna entre todos os povos e todas ás nações
Onde nas escrituras: Isaías 2:2-4; Miquéias 4:1-4; Ezequiel 39:9
Obviamente não temos paz, e infelizmente muitas guerras foram proclamadas em nome de Jesus.
6 – Todos povos convertidos ao monoteísmo.
Onde nas escrituras: Jeremias 31:31-34; Zacarias 8:23; Isaías 11:9; Zacarias 14:9, 16
O mundo está embebido na idolatria, inclusive idolatrando Jesus como um deus, comportamento anti-bíblico já que D’us ordenou nos seus preceitos que só Ele pode ser adorado. E obviamente Jesus não é D’us.
7 – Reconhecimento que só D’us é D’us
Onde nas escrituras: Isaías 11:9
Obviamente o mundo ainda não reconheceu D’us como o único D’us.
8 – O mundo se tornará vegetariano
Onde nas escrituras: Isaías 11:6-9
Obviamente o mundo não é vegetariano.
9 – Reunião das doze tribos de Israel
Onde nas escrituras: Ezequiel 36:20
Infelizmente as dez tribos continuam desaparecidas.
10 – Reconstrução do Templo
Onde nas escrituras: Isaías 2:2; Ezequiel 37:26-28
Obviamente o templo não foi reconstruído. Jesus não teria esta possibilidade já que, quando viveu, o segundo templo ainda existia.
11 – Na haverá fome no mundo
Onde nas escrituras: Ezequiel 36:29-30
Não precisamos olhar para a África para perceber que o mundo anda faminto, basta olhar pra dentro de nosso país.
12 – A morte cessará
Onde nas escrituras: Isaías 25:8
Obviamente a morte não cessou. E mais óbvio ainda, Jesus não cessou a morte.
13 – Ressurreição dos mortos
Onde nas escrituras: Isaías 26:19; Daniel 12:2; Ezequiel 37:12-13; Isaías 43:5-6
Obviamente Jesus não ressuscitou os mortos.
14 – As nações ajudarão materialmente os Israel
Onde nas escrituras: Isaías 60:5-6; 60:10-12
O que vemos é muitas nações querendo destruir Israel, ou no mínimo, antipáticas a existência de um estado judeu. Em nome de Jesus, as nações perseguiram os judeus por séculos.
15 – As nações irão aos judeus para orientação espiritual.
Onde nas escrituras: Zacarias 8:23
Obviamente isto não acontece. Em boa medida os não judeus querem é converter os judeus, principalmente os crentes em Jesus.
16 – Todas as armas serão destruídas
Onde nas escrituras: Ezequiel 39:9, 12
Obviamente Jesus não destruiu nenhuma arma.
17 – O Nilo secará
Onde nas escrituras: Isaías 11:15
Obviamente Jesus não secou o Nilo.
18 – As árvores darão frutos mensalmente
Onde nas escrituras: Ezequeil 47:12
Obviamente isto não acontece, mesmo hoje, com a transgenia de alimentos. Jesus, ao contrário, amaldiçoou uma árvore frutífera.
19 – As tribos de Israel receberão de volta as terras herdadas de D’us
Onde nas escrituras: Ezequeil 47:13-13
Obviamente isso não aconteceu pois, quando Jesus “viveu” já não se tinha notícias sobre as tribos desaparecidas. Ainda hoje os não judeus querem tomar a terra de Israel.
20 – As nações da terra reconhecerão suas injustiças com o servo Israel.
Onde nas escrituras: Isaías 52 e 53
Obviamente isto não aconteceu ainda.
QUER QUE EU CREIA NESSA BAGUNÇA?
19/10/2009 at 21:30
e não venha me dizer que haverá uma segunda vinda,prove no velho testamento que isso vai ocorrer e nem me venha com exame de DNA pra provar paternidade diferente.
19/10/2009 at 21:14
se mais cristãos lessem a biblia, haveria menos cristão.
06/07/2010 at 20:40
ao contrario eles procurariao mais a Deus de madrugada e agradeceriao a Deus todas as manhans e na hora de dormir. nao se deviariam do caminho do senhor.
19/10/2009 at 21:23
de acordo com o item nº 15 ai em cima, se prepare brock logo vc vai ter de procurar um judeu pra pegar na roupa dele, cuidado num enfia a mão no bolso dele, nunca se sabe, do jeito que judeu gosta de dinheiro…..
Zacarias 8:23 Assim diz o Senhor dos exércitos: Naquele dia sucederá que dez homens, de nações de todas as línguas, pegarão na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
16/10/2009 at 20:43
É ainda muito interessante que esse negócio de três em um é um plágio fajutíssimo de Odin, Lok, e Thor. E se for notado bem, parece que o tal do “mal” tenebroso, lendo bem a bibra, é a verdadeira cara do deus cristão. E parece que depois daqueles “seis” dias lá, o cara tomou raiva de trabalho, de lá pra cá o bicho só pensa em distruí; ainda bem que de vem em quando ele fica distraído com os dois playboys voadores que zanzam por aí, e nos esquece um pouco por aqui. Mas quando ele fica meio pancado das idéias, ah! meimão, ele solta o bicho aqui pra baixo. Mas, na moral, tem uma coisa que embatuca qualquer um: Quando ele caga, cai na cabeça de quem? Troço (is)quisito né não? E ainda mais, que ele é chegado numa miséria, como gosta de ver o mundo alastrando favela; bonzin pra cara*hin hein!? E o cara é poderoso, vê: enchurrada, enchente, arregaça uma cidade inteira, no outro dia ele bota us bunequin tudo em fila … né mole não … uma renca de pastô safado prejudicou mei mundo, e tá tudo aí rindo, e os que eles ferraram ficaram no prejuízo, a franga de saia que usa sapatin vermelho com seus coleguinhas comeu foi mulequin, ARROMBOU os mulequin, e tá todo mundo aí fielzin seguindo o que os canalhas dizem. Nós estamos sempre prontos pra mentira que nos espera sempre de braços abertos. Você já viu algum pastuto ou padrerasta fudidos? Mas o trabalhador, a gente vê uma penca por aí, numa situação que p*** q p****. Mas vamos nessa que tá bão à beça. Afinal ainda temos uns quase quarenta anos pra tentar fazer alguma coisa por nosso Planeta, se os políticos fantoches tutelados deixarem.
06/07/2010 at 20:55
mais uma vez vc e um grandi idiotaaaaaaaaaaa. oq esta acontecendo no mundo e culpa sua e de outros mais tantos bilhoes e por ai vai de pessoas relachadas com o nosso proprio mundo e vc colocando culpa em pessoas que nao tem nada a ver com isso.q feio ne. aqui nao jugais para nao seres jugado…
14/06/2012 at 20:13
nossa jesus, pensei que você era só amor… desse jeito você vai pro inferno 🙂
17/10/2009 at 9:11
A ôtra coisa que lhes queria lhes dizê é que: a pior ruindade que “espertos” esquisitos inventaram é mesmo esse nergóço de deursu.
E o troçu do “isprito”? Ispirru, espírito, sei lá. O vocábulo diz bem que isso foi e é simplesmente TEMPERAMENTO (de uma pessoa). Aí os cara malandros, dão uma sacada nos otáriu e mete essa: um bando de vestido fino que vagueia e que entra nuszôtro. Aliás, essa de “deixá êrli entrá dentro de você” é sinistro; e ficá comu uma virgi de lamparina na mão é f***. Aí … p***a. Que qui é!! Né, não! Agora tu imagina um negão de vela na mão supiranu por uma pêia. Parece mesmo imaginação de pervertidos que usam vestidin. Vamu combiná, o negóçu é mei pancado mermu …
Bem agora vamos sair da periferia e vamos entrar numa instituição de pesquisa:
“Dois corpos não ocupam o mesmo lugar”. Aliás, até à ultimíssima Lógica Espacial, já mesmo o ponto(a existência punctual) não “ocupa” espaço, é também espaço. Ou seja, pra simplificar: onde há ponto, não há vago; e onde está vago, não há ponto.
E agora a declaração cabal, pra acabar com a palhaçada dessa invenção torpe, desgraçada e assassina que os “espertos” inventaram pra mamá nas custas de nós produtores; pra nos roubar e se acabarem rindo da nossa cara, se refestelando, enquanto nosso Planeta se ferra todinho (porque os devassos, safados, impedem que tenhamos as informações claras, disponíveis pros infantes, pros estudantes, pros pais, pros nossos amigos – os canalhas trocam a poesia da Natureza por aberrações):
Tudo come. É composição é estrutura? Come.
(Acho que essa invenção deles come pobre e criança; é por isso que insuflam tanto a miséria e vivem “seguerados” na “proteção” das famílias)
Agora, tente imaginar qualquer arquétipo, que não coma. Ainda: Tente imaginar algo que se mova sem troca.
Essa leitura, é fornecida com audaz prazer para os não-nascidos-para-crença.
E fico pensando que, quando era criança ficava aos remorsos quando brincava com formiguinhas, e ficava mal porque não sabia quantas tinha matado quando pisava nelas.
A fantasia disparatada com a realidade não faz bem nenhum a ninguém, em idade nenhuma.
Aliás desgraça muita gente em muitas idades.
Esses pastutos e padrófilos e esses canalhas todos insufladores de mentiras vão me pagar (não sei quanto aos outros)… Cambada de safados.
06/07/2010 at 20:49
pena q suas ideias sao asim sinal que vc nao tem inteligencia. nao tem sabedoria espiritual e ainda quer questionar a religiao. quem vai entrar em vc vaiser o garfo do capeta se vc nao buscar a verdade. e ainda leva santidade e puresa na maldade.
20/10/2009 at 16:06
UFA! ATÉ QUE ENFIM VCS ME CONVENCERAM…
…DE QUE TUDO O QUE VCS LÊEM NA PALAVRA É INTERPRETADO POR VOCÊS “AO PÉ DA LETRA”, QUE FAZ COM QUE TODOS OS ARGUMENTOS ACIMA CITADOS POR VCS SEJAM COMPLETAMENTE INCONCONSISTÊNTES. E OLHA QUE EU ACHAVA QUE VCS ERAM CONTRADITÓRIOS.
MAS, CAROS AMIGOS, CONTINUEM A SUA DOUTRINA, O SEU CREDO (OU DESCREDO), VIVENDO APENAS POR VIVER, SEM CONHECER SUA ORIGEM, BEBENDO, VIVENDO, ACREDITANDO QUE O HOMEM VEIO DOS MACACOS (E OLHA QUE AINDA TEM MUITO MACACO PARA VIRAR HOMEM AINDA, E MUITO MICO PARA VIRAR MACACO), QUE CHARLES DARWIN É O SEU ÚNICO SENHOR, VIVAM, VIVAM, VIVAM, E MORRAM PARA ASSIM PODEREM VER A VERDADE.
QUE A PAZ (SE AINDA CREREM NISSO) ESTEJA COM VCS
KKKKKKKKKKKKK…
VCS PODEM SER ATEUS (OU O ANTICRISTO), MAIS AINDA SIM FAZEM UM CRENTE EM JESUS CHORAR DE RIR!!!E MUITO!!!
BROCK LESNAR
QUE SEJA-LHE REVELADA A VERDADE E AINDA SIM VIVAM NESSA MUNDO O QUAL DEUS OS ACOLHE!
03/09/2010 at 19:16
Nos temos boas estimativas de como chegamos aq, pra isso serve a teoria da evoluçao, e nao, nos nao viemos dos macacos, tenha conhecimento do q vc ta falando antes de fazer um argumento, leia a teoria.
Entao os crentes riem de quem nao concorda com eles? Deve ser por isso q nunca se emportaram a conhecer a ciencia antes de falar.
14/06/2012 at 20:14
Pena que vc não entendeu que a piada é você 🙂
20/10/2009 at 18:02
desisto vc venceu, faça o mesmo continua na sua….blindado
20/10/2009 at 18:05
mas toma cuidado pra num virar homem bomba e se expludir por ai, qto a paz?nem nos seus mais remotos sonhos vc poderia imaginar a paz que eu tenho…
24/10/2009 at 14:29
Eh caro amigo, espero que tenha um protetor solar para curtir a sua “paz” no seu novo e futuro lar.
E se tem tanta certeza da inexistência do SENHOR, porque não me explica a sua visão de criação do mundo e de nós, além da teoria dos sonhos?
talvez eu conheça um pouco do que realmente acreditam.
24/10/2009 at 18:00
qdo eu era um crente assim como vc, não aceitava dizer que eu estava errado,achava a biblia santa, se via que algo nela estava errado,assim mesmo aceitava,eu morria de medo de duvidar,tudo havia uma explicação,se vc quer defender deus tudo bem até aceito,se não provo sua inexistencia, vc tambem não prova a existencia,agora defender um deus biblico eu não aceito mais,a ”sagrada biblia” tem mentiras demais pra ser aceita,vc viu lá em cima sobre o messias, vc leu e conferiu, mas mesmo assim vc diz”não leve ao pé da letra” o crente só leva ao pé da letra qdo lhe convém, ai vem e diz deus está em tudo, olha as flores,os animais lindos,as nuvens,etc,etc.
isso lhe convem
mas qdo ele ve as doenças as guerras a fome o desespero do ser humano e tudo de ruim, justifica ainda assim mesmo que os caminhos de deus são misteriosos para o homem entender.
isso é papo de padre e pastor sem vergonha que nessa hora não tem como defender a religião e como sempre tem uma explicação.
se quer saber no que acredito?
acredito na razão
, a razão me diz:
creia naquilo que seus 5 sentidos podem perceber, depois que adotei essa forma de viver, encontrei uma paz e felicidade enormes, não preciso pedir nada pra um ser que não se apresenta a mim, que só vi dele mesmo aquilo que me disseram e está escrito em livros duvidosos, se deus escreveu alguma coisa, ele devia ter tido mais coerencia no que escreve.
compreendo vc, eu era assim tambem, um ferrenho defensor da biblia,saiba que um ateu consciente como eu e muitos aqui não voltamos mais atras nessa milonga que viviamos, não nos confunda ateus conhecedores com idiotas que nada sabem, e se intitulam ateus por modismo ou rebeldia, esses são uns alienados,ateus conhecedores são aqueles que perderam o medo da biblia que ousaram duvidar,e vimos que não fomos fulminados por um raio, como temiamos que assim fosse(falo por mim)o negocio da biblia e dar a impressão de passar sabedoria e ainda enaltecer quem acredita nela, mas brok depois de ler lá em cima sobre o messias,duvido que lá no fundo do seu coração, não está plantado uma duvidazinha.se usar a biblia como um manual de carater e sabedoria eu concordo com algumas coisas dela, gosto da sabedoria de salomão, acredito que foi escrita por um homem sabio.afinal homens sabios existem em todo lugar e época.
leia outras coisas além da biblia use sua inteligencia,não aceite as coisas prontas que lhe fizeram engolir sem duvidar.
viva conforme a biblia manda,se ficar doente reze, num vá ao médico,lembre-se ciencia e demoniaca, jesus disse peça e terá,aposto que vc corre no médico toma os remedios ai vc se cura e depois agradece a deus. bom assim fica facil, segundo jesus vc não precisa de medicos, é só pedir.ponha a prova oras.
ai vc diz ‘não vou por deus a prova’ oras só faça o que a biblia manda peça,reze, remedios e medicos,hospitais,plano de saude, um absurdo né?
a Goldem Cross pertence a igreja adventistas,a Puc tem hospitis, e tantas outras ai no mesmo caso, oras o que houve? esqueceram que é só ”pedir”
e as dores se vão…
que o mundo vai se acabar um dia, que o sol vai engolir a terra, tudo isso eu sei,mas e dai? nem que isso aconteça hoje, o mundo é assim, mas vc tem medo de morrer, vc quer a eternidade. imagina que isso fosse real..
vc no paraiso, daqui a 3 milhões de anos la e sabendo que teria mais 3 milhões,10,100,bilhoes e trlhões da anos pra viver isso seria um inferno de verdade, vc consciente, viver uns 80 anos e achar que é pouco tudo bem, mas eternamente fica enfadonho, ou talvez vc viva la sem consciencia não tem vontades, não lembra de mim que vou pro inferno, vai la como um boneco sem vida, se é pra ser um boneco, pra que vc viveu aqui e sofreu tanto? se é pra ser uma coisa sem vontade lá no paraiso podiam ter posto vc la direto né?
salvação? salvação de que?
é facil ter fé e esperar salvação, por que vc não vai falar de jesus la no afeganistão?
o unico lugar que os testemunhas de jeova, não vão bater nas portas das casas é lá,cade a proteção divina, ou deus não manda por lá?fazer o trabalho de vcs e viver uma vida digna, e facil quando o meio ambiente favorece né?
vá pro afeganistão fale de suas crenças, ai morre apedrejado e vai pro céu, oras que ta perdendo tempo aqui?
é ruim né? vo fica aqui mesmo que o povo me tolera e ainda faço uma média com deus.
qto a criação do mundo? oras meu amigo dá um tempo né!!!
crer nessas baboseiras da biblia… sem comentarios me desculpa mas tenha respeito pela minha inteligencia va.
20/10/2009 at 19:16
mas num esquenta não brock, se vc tivesse nascido na India, estariamos aqui discutindo sobre a divindade da ”Vaca”,mas como foi foi catequizado no Brasil a gente discutiu outra coisa.religião e uma questão geografica.
27/01/2011 at 21:32
Pq Niguem Nesse Mundo Conheçe Deus ,e sim Sabem Da Sua Historiaa Pois Questionar Sobre Ele é Muito Bom Pois Fiquem Sabendo Que Ele Existe e Que ele é Um Deus De Mizericordia, e Justiçaaa Ora Deus Tee Ama Pois Foi ele que Thii Criou Não So Vcs Mas Como O Mundo e A Todos e ele Sabem De Cada Coração De Nois Naum Juguem Sem Saber Genteee
25/10/2009 at 16:12
EM AMIGO ADEMIR, ENTENDO O QUE ENTENDE POR SUAS PALAVRAS, E TÃO POUCO O JULGO, POIS DEVEMOS ACREDITAR NO QUE NOS TRAZ PAZ REALMENTE. MAS TAMBÉM VOU LHE SER SINCERO E DIZER QUE TAMBÉM QUE POSSUO MINHA INTELIGÊNCIA E CREDO. NÃO VOU FICAR LHE PREENCHENDO COM PASSAGENS BÍBLICAS PARA CONVENCIMENTO, UM PORQUE NÃO É DE DIREITO MEU E DOIS PORQUE SERIA COMO SE FOSSE JOGAR GASOLINA NO FOGO ESPERANDO APAGÁ-LO.
INFELIZMENTE SOU CÔNSCIO DO QUE O MUNDO PASSA ATUALMENTE; GUERRAS, MORTES, DESTRUIÇÃO POR TODOS OS LADOS, ARROGÂNCIA, INVEJA, FOME. MAS CREIO QUE ESTA FOI A REAL CRIAÇÃO DO HOMEM, E NÃO DE DEUS.
COM TODAS AS BOAS FERRAMENTAS QUE NOS FORAM OFERECIDAS, SÓ AS USAMOS, MUITAS VEZES, PARA O MAL. O FERRO PARA ARMAS, O PÓ PARA A PÓLVORA, OS ELEMENTOS PARA AS BOMBAS. ACHO QUE EU COMO BOM EVANGÉLICO NÃO FECHO OS OLHOS PARA ESTAS QUESTÕES ATUAIS.
ASSIM COMO VC FOI CRENTE E AGORA É ATEU, EU FUI ATEU E TORNEI-ME CRENTE EM CRISTO, POIS ELE ME TIROU DE ONDE EU ESTAVA E PARA ISSO EU NÃO CLAMEI, MAS ELE ME CHAMOU E ME TORNOU O HOMEM QUE SOU HOJE, E PARA ISSO BASTEI CRER NA MÃO QUE ME TOCOU.
ENQUANTO NO ORIENTE MÉDIO HÁ OS HOMENS E CARROS BOMBAS, NA IGREJA CATÓLICA A IDOLATRIA, E NA EVANGÉLICA A GANÂNCIA. AQUI NAS PARTES MAIS REMOTAS DA TERRA HÁ PESSOAS COMO EU QUE SÓ DESEJAM FAZER O BEM A TODOS (E ACHO QUE VC ME ENTENDE BEM QUANDO QUERO DIZER A TODOS) SEM QUERER NADA EM TROCA, E ISSO CONSIDERO UMA RESPONSABILIDADE, POIS CONHEÇO BEM AS ARMAS QUE EU USO. ACHO QUE A ÚNICA COISA QUE ACABA CONTRADIZENDO A BÍBLIA É A MÁ TRADUÇÃO QUE FAZEM DELA NOS DIAS DE HOJE (E OLHA QUE MUITAS FORAM RECOLHIDAS POR ESTAREM MAU TRADUZIDAS E POR TORNAREM A VERDADEIRA PALAVRA CONTRADITÓRIA) E ISSO ACABA FAZENDO COM QUE O HOMEM A INTEPRETE ERRADO MESMO, CRIANDO MUITOS DESCRENTES COMO HÁ HOJE.
ENTÃO, AMIGO, EU OSTENTO A BENDEIRA DO BEM E SEMPRE VOU LEVÁ-LA COMIGO, POIS DEUS ME DEU A ARMA CERTA E VOCÊ NUNCA ENTENDERÁ A PAZ QUE EU SINTO EM SERVIR AO MEU PROXIMO AQUI NA TERRA E DEUS ESTAR OLHANDO PARA MIM TODO TEMPO E CONVERSANDO COMIGO ATRAVÉS DE SONHOS E PESSOAS, PARA EU CONTINUAR A SERVÍ-LOS COMO ATÉ HOJE TENHO SERVIDO.
NÃO VOU REPUDIAR O AMIGO PELOS SEUS PENSAMENTOS, A LIBERDADE E A “PAZ” SÃO SEUS. CONTANTO QUE ESTEJA FAZENDO O BEM E NÃO CAUSANDO A DISCÓDIA DA HUMANIDADE, TUDO BEM.
MAS DE UMA COISA NUNCA SABERÁ: DA VERDADE QUE PODERIA TER SIDO REVELADA A VOCÊ E NUNCA SERÁ, POIS PREFERIU LER AS LINHAS SOMENTE E NADA ENTENDEU A NÃO SER O A B C NELAS CONTIDA.
TALVEZ MUITAS GUERRAS SANTAS FORAM DECLARADAS, MAS FORAM HOMENS QUE A FIZERAM E NÃO DEUS. FOI O HOMEM QUE DISPAROU O PRIMEIRO TIRO, FOI O HOMEM QUE CRIOU AS DOENÇAS, AS PESTES, O DESEQUILÍBRIO GLOBAL E NÃO DEUS. POR ISSO NÃO POREI O MEU DEUS A PROVA, POIS ELE JÁ ME PROTEGE E CURA TODO O TEMPO E OLHA QUE MORO NO SUBURBIO VIOLENTO E POBRE AQUI DE BRASÍLIA E ESTOU EXPOSTO TODO OS DIAS A UM ASSALTO OU A QUALQUER OUTRA COISA, MAS NUNCA SEQUER FUI FERIDO POR MÃOS MÁS. E AINDA ME DIZ QUE DEUS NÃO EXISTE. MAS TUDO BEM. NADA MUDA MINHA FÉ, PORQUE ESTOU DO LADO DEVIDO: O LADO DO BEM, PASSANDO PELA FAMOSA “PORTA ESTREITA” E MUITO FELIZ E COM UMA PAZ INFINITA, APESA DE TODAS AS DIFICULDADE. NÃO VÊ QUE DEUS ESTÁ NA ESSÊNCIA DE SE FAZER O BEM? E NÃO NO QUE O HOMEM ANDA FAZENDO? RESPEITO SUA INTELIGÊNCIA, MAS NÃO MENOSPREZE MINHA SABEDORIA.
PAZ
06/07/2010 at 20:34
E isso ai
25/10/2009 at 16:17
ESQUEÇA DE TENTAR INTERPRETAR A BÍBLIA, PARA NELA NADA ENCONTRAR, PROCURE A EXISTÊNCIA DE DEUS NO “FAZER O BEM” AÍ SIM HAVERÁ CREDO. LEMBRE-SE DE QUE DEUS ESTÁ NO BEM!SOU PROVA VIVA DISSO E NÃO SOFRO VAZIOS EM MINHA VIDA.
25/10/2009 at 19:59
ok no fim disso estamos entendidos então.um abraço e felicidades
25/10/2009 at 22:16
Outro abraço e felicidades em dobro!
15/11/2009 at 13:51
O engraçado é ver o desespero dos crentes nos comentários.
Eles acham que a religião é intocável, que não pode receber críticas e estudos. Somente pode ser dito o que eles querem.
Felizmente, cada dia que passa vocês perdem mais seguidores, mais pessoas encontram a luz do racionalismo, e veêm que a mitologia antiga e a contemporânea só tem diferença nos nomes e nas histórinhas.
A religião e seus deuses cada dia vão sofrer mais críticas e estudos, afinal, é um fenomêno natural e do ser humano. Ela está propensa a estudos.
Podem chorar, descabelarem, fazer escanda-lo, imagino como deve ser difícil para alguns crentes saberem que tudo o que acreditavam está fadado a contradições, que foram enganados.
O bem não depende de divindades, e sim de humanismo. Não vem com essa babelinha de crente, como se as cadeiras estivessem lotadas de ateus.
Esse é um blog ateu, de uma associação Atéia, não queiram que os assuntos sejam outros. Se quer discutir sobre problemas sociais como fome e miséria, procure outro blog.
06/07/2010 at 20:32
ao contrario colega cada dia que passa mais pessoas se arrependem de seus pecados e veem que cristo e a libertaçao do pecado. agora sites como o de vcs so servem para vcs.a, e nao sao deuses como vc escreveu e so um DEUS. vc e mais um daqueles iguinorantes que acha q crente fica parado no tempo crente tambem faz parte da sociedade e evolui com o tempo ao comtrario de vcs. se vc e tao inteligente q acha que Deus nao existe entao usa sua inteligencia para descobrir a Deus.
14/06/2012 at 20:25
morra, por favor e não volte mais. Pelo amor.
02/12/2009 at 12:39
Não sou ateu. Creio em “Deus”, mas discordo veementemente da atitude daqeueles que seu auto-intitulan evangélicos.
De incio desconhecem totalmente o significado da palavra evangélio (boa nova) e em sua atitude radical e intolerante acreditam que existe apenas uma verdade absoluta e que todos os que discrodam da sua verdade estão errados.
Mas o pior de tudo é que se dizem cristãos, ou seja discipulos de Cristo, mas suas atitudes são diamentralmente opostas ao que Jesus pregou.
Senão vejamos algumas coisas que Jesus ensinou:
1 – Quando orar não fazer como os hipócritas e fariseus que oram em pé nas sinagogas para serem vistos pelos homens…
E o que vemos hoje nos cultos “evangélicos”.
2 – Jesus disse: não jogue perolas (evangelho) aos porcos (incrédulos) pois eles não saberao o que fazer com elas…
Ou seja Jesus ordenou ao seus discipulos que pregassem o evangelho mas que nao perdessem tempo com aqueles que nao desejam ouvir e mesmo assim qualquer evangélico que se preza se da ao trabalho de tentar converter aqueles que discordam da verdade que eles pregam
Como já foi dito anteriormente quanto mais evangélicos estudarem a bíblia menos havera evangélicos….
08/12/2009 at 15:19
eu amo este site vouvos matar a todos cabroes e colhao!bjs
08/12/2009 at 15:24
eu acho muito mal tar a dizer isso deste site , pois ele e optimo e nenhuma destas pessoas sao cab**es ou col**es! portanto nao repita isso!!!
08/12/2009 at 15:26
peco desculpa tem razao
vouse e tal e qual o meu colega inteligente antonio marcos!!!eu amo-te
13/12/2009 at 10:02
Concordo plenamente com tudo aí escrito,conheço muito bem a história das religiões ocidentais,judaísmo, cristianismo e como fui nascido em um lar evangélico muito radical,indo três vezes por semana a igreja, batista, fundada por norte americanos missionários,além de fazer o culto domestico todos os dias com a familia reunida.Foi uma lavagem cerebral até o fim da adolescência,quando comecei a questionar,pois com toda a bíblia na cabeça,comecei a ler as origens do cristianismo estudando a vida do fundador da igreja católica,Constantino que era um oportunista como todo político,e para tornar o povo submisso o cristianismo é ideal.Como pessoa ligada a ciência, tecnologia,filosofia e livre pensador acho que a religião é o grande mau da sociedade,se eu falar isso para minha família serei considerado herege,como no tempo da “santa inquisição”.Parabéns para aqueles que se libertarão de dessa alienação!!!!
06/07/2010 at 20:03
vc eum babaca pena q vc pensa assim nao tem sabedoria nehuma sobre o cristianismo e se deixa levar pelas ideias de outros tolos q imfelizmente tambem nao tem. vc tem q olhar para cristo nao para a teologia dos Homens nao ideias dos homens mas sim para dentro de si e procurar a Deus. é claro que vc nao vai seguir religiao mas a cristo que veio ao mundo nos libertar do pecado pagou o preço com seu sangue. vc sabe dar esse valor a ele?
14/06/2012 at 20:32
Deus ainda vai te mandar para o inferno, por tantas blasfêmias, caro “jesus”. Ele nem precisa se dar ao trabalho, Belzebu virá te buscar pessoalmente. Você sabe o que você faz e fez, não se faça de sonso. E se não sabe, pagará por sua ignorância, por usar o nome Dele em vão e pregar a discórdia, ao invés de semear o amor. Você NÃO É DEUS, vocês NÃO TEM A VERDADE, e você NÃO É NINGUÉM perante o Senhor para dizer se alguém é “babaca” ou não. Isso se chama julgamento de valores (prazer) e é isso o que o verdadeiro Jesus despreza. Se você tem o minimo de vergonha na sua cara, pare de postar e vá fazer algo mais útil com o seu tempo, como ler algo instrutivo ou ajudar os que sofrem nas ruas. Vai doar sangue, que seja. Você é um exemplo do que um cristão de verdade tem VERGONHA de chamar de cristão.
05/02/2010 at 11:17
Excelente texto, bem argumentado gostei muito!
só pra esclarecer não sou ateu, sou deísta, porém essa crença que perdura por tanto tempo tem de acabar, a religião aliena.
opinião minha: mais deus menos religião, e liberdade para crer no que quiser seria uma grande evolução para a humanidade. respeito sua opinião mas creio em Deus, mas um Deus meu, não esses de religioes.
08/02/2010 at 9:36
Bom, gostei muito do texto. Boas reflexoes e que nao foge da realidade interpretativa da biblia.
De fato, na vida academica, podemos encontrar diversos estudos sobre as religioes. Parabens ao escritor.
Apenas acrescento que muitas coisas atribuidas a jesus podem ser feitas por todos. Milagres existem, crendo ou nao em jesus.
pesquisem sobre ocultismo.
Se existe Deus, certamente.
Se existe o Maligno, sem duvida.
Se existe o homem, leia acima.
Abraços.
15/02/2010 at 1:10
Ola Amigo, é muito interessante o que interpretaçoes sem contexto social, teologico e filosoficos fazem.
Eu achei um pouco fraco os argumentos acima, mesmo porque os argumentos contestados foram epoxtos de maneira muito superficial. Nao sei se vc simplesmente leu livros anti cristaos, mas deveria tambem como bom pesquisador e interessado no assunto pesquisar em livros de bons historiadores, teologos …. e mais, se vc quer crescer nao discuta e exponha para pessoas da mesma ideia, converse com pessoas que possam vir com ideias diferentes da sua e que de preferencia sejam cristao, teologos, filosofos…. nao somente catolicos, mas de outras denominaçoes. Sim, nao é uma busca de um ano ou dois….leva tempo.
Sou estudante de teologia, mitologias orientais, filosofia e particularmente a cultura judaica, estudo grego e hebraico (o que nao so recomendo mas digo que é impossivel interpretar de modo um pouco mais profundos as escrituras sem saber essas duas linguas e estudar a cultura judaica) vou te dizer que uma informaçao muito basica e portanto um erro basico que vc cometeu é que Jesus é um fato historicamente comprovado, e isso nao pelos cristao mas por muitos ateus.
Recomendo um livro, nao absurdamente profundo mas que é muito bom para começar com informaçoes relevantes e seguras baseadas apenas em fatos, provas, sem a necessidade de um fé.
Em defesa de Cristo
Lee Strobel
Editora vida
Existe um documentario sobre o livro muito superficial mas que pode ajudar a despertar uma curiosidade.
Por favor, nao leia isso com um tom de superioridade nem de afronta caro colega. Respeito muito sua pesquisa e por isso mesmo estou te mandando essa resposta, se nao nem perderia meu tempo escrevendo.
um abraço, e boa sorte
uma dica: seja imparcial na sua busca mesmo as vezes parecendo dificil, fui ateu e isso me ajudou muito.
afinal nosso intuito nao é ganhar uma disputa mas sim encontrarmos algo melhor e uma resposta para nossas vidas, e nisso….estamo juntos.
e outra, nunca pare achando que ja encontrou, ja pensou se vc chega no fim e descobre que se tivesse ido um pouquinho mais alem vc teria descoberto que tudo era uma maneira diferente de se ver….
Boa sorte
16/04/2010 at 13:35
1 – segundo Bruce Metzger Dr, Professor da Universidade de Princeton, o Novo Testamento tem 99,5% de autenticidade Histórica
2 – Fredric Kenyon autoridade em manuscritos antigos, “o NT é o livro mais bem preservado da História” Bible and the Ancient Manuscripts, 4. ed., rev. A. W. Adams. New York: Harper, 1958, p. 23
3 – Fontes Historicas não-Cristãs sobre Jesus em sua epoca:Josejo, Tácito historiador,suetonio historiador romano, Luciano satirista grego, Celso filosofo romano, Mara Bar Serapion, Talmude..como pode ver Jesus é citado até em documentos anti-cristãos
4 – Suas fontes de comparação do Paganismo com o Cristianismo são falaciosas e sofisma escritos por outros ateus, sem confiabilidade historia, nenhum peixe era usado como simbolo de Cristãos por ex, grande mentira, Horus nunca lutou com Satã..como tbm nao o fez Jesus, entre outras mentiras que só provam sua falta de conhecimento de paganismo e Cristianismo
5 – Essa merece um topico isolado
Tammuz nasceu duma virgem??? quanta falta de conhecimento, Tammuz era Filho de Ninrode com Semiramis, nasceu depois da morte do pai e sua mãe inventou que era reencarnação do pai, dai começou o Paganismo e se espalhou e ganhou clones em toda a terra, egito, grecia, roma, india etc.., A historia de Jesus nada tem haver com isso, sua ignorancia é notavel
6 – Dizer “..Jesus não nasceu numa manjedoura e sim na casa de Maria em Belem..” qual é sua fonte?? sua prova? sua palavra e imaginação?? talvez tenha valor pra voce e para alguem querendo ser enganado somente
Infelizmente para você, esse texto não tem confiabilidade historia, suas fontes são livros falaciosos e seus argumentos só enganan ignorantes
JS
17/04/2010 at 10:32
Taí Fernando Silva, JS FALOU COM AUTORIDADE E CONHECIMENTO SOBRE O QUE VC PLAGIOU E COPIOU DE ALGUM SITE OU ARTIGO JÁ ESCRITO E TAMBÉM MENTIROSO COMO TD SEM FUNDAMENTO QUE VCS ESCREVEM. SEJAM INTELIGENTES, MUDEM O DISCURSO INCONSISTENTE E VICIOSO DE SEMPRE. VÁ ESTUDAR E REESCREVA COM ALGUMA BASE E SEM PAIXÃO O QUE TENTOU MOSTRAR SEM CONHECIMENTO.
23/04/2010 at 1:37
Existe perfeição?
Existe no universo um ser perfeito?
quais são os parâmetros da perfeição?
Quem avalia estes parâmetros?
O ser humano é perfeito?
Deus é perfeito?
A humanidade foi criada por deus?
Se a humanidade é imperfeita e ela foi criada por deus, então deus não pode ser perfeito. Já que, segundo os deístas, o bra prima do criador é a humanidade, e por isso, deveria ser perfeita.
Se a humanidade é imperfeita, deus não pode ser perfeito. E portanto, perde um de seus atributos. Mas, se deus é um conjunto de atributos, a negação dos atributos, nega também a existência. Aliás, a essência do ser precede a sua existência.
melzaque
06/07/2010 at 20:12
tolo adao pecou por isso estamos em estado de imperfeiçao se nao seria o contrario mas Deus e conosco se quisermos. para questionar Deus devemos estudar a biblia primeiro antes de sair falando de Deus sem sabedoria. vc gostaria se alguem falasse de vc ou algo que vc cometeu ou nao fez. nao gstaria ne colega.
19/06/2010 at 15:11
Nossa quanta bobagem…o pior é que está vivo e respirando, quando deveria ser uma améba, ou seja não sabem reconhecer que só Deus é Deus e não existe outro igual.Deus só se revela a quem ele quer, e quem tem olhos carnais nunca verá a glória de Deus…aquele que não se curva diante de Deus vai sofrer demais no colo do capiroto…ah e vai precisar de protetor solar fator 666
15/04/2011 at 8:56
Lêia só aquele que acredita em deus —
Pode Crê Marcinha gostei …
Eu lí boa parte de todos estes depoimentos e acho tudo isso uma boa besteira, até Pq eles brincam demais e acho isto uma blasfêmia …
Também acho que se agente(Crente)Saíssemos deste site ou então parássemos de dar depoimento eles parariam com estas besteiras até Pq não teriam ninguém para questionar então eles ficariam calados Blz … Viu como até vc acredita em deus .. kkk
Obrigado !
29/06/2010 at 12:22
nunca tinha pensado no que o colega falou acima:
“quando ele caga, cai em quem aqui em baixo”.
Se deus e jesus estão no céu, e são a imagem e semelhança dos homens, então eles devem comer e cagar. E quando eles cagam, cai em quem aqui em baixo ?
rsrsrsrsrrsr
06/07/2010 at 20:13
na sua boca seu otario pra largar de falar ou escrever bobeira.
06/07/2010 at 19:55
Esse cara nao tem conhecimento espiritual,
mas conhecimento carnal a qual leva escrever bobagens.Não tem sabedoria sobre o mundo sobrenatural nem sobre o cristianismo. Aí está a prova de um texto mentiroso que só vai levar mais pessoas a jogarem suas vidas no abismo infinito.
19/07/2010 at 19:32
Irmao “Jesus”
“Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.”
Mateus 7:06
Assim não profanarão as coisas santas dos filhos de Israel, que oferecem ao SENHOR, Levítico 22:15
Pra voce pensar e nao se irritar, a Bíblia diz que nos finais dos tempos o amor de muitos esfriaria e nao deixe que a falta de fé deles esfrie a sua! Mas nõa esqueça de orar por eles, pois eles não sabem o que fazem!
03/09/2010 at 19:22
nos finais dos tempos?
o mundo ta acabando ja faz uns 1000 anos XD
sempre tem uma historinha nova, foi assim em 2000, e ta assim de novo em 2012.
Vou rir muito por vcs serem sobreviventes de um apocalipse q nunca veio.
15/09/2010 at 11:20
Caro amigo(a)A bíblia não retala que Paulo caiu do cavalo e nem poderia , pois ele se chamava Saulo o nome foi trocado após sua queda.
O verso 4 de At 2 diz: “E caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
15/09/2010 at 11:20
Caro amigo(a)A bíblia não relata que Paulo caiu do cavalo e nem poderia , pois ele se chamava Saulo o nome foi trocado após sua queda.
O verso 4 de At 2 diz: “E caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
24/09/2010 at 19:12
Olá, já fui cristão (fui abusado intelectualmente e religiosamente).
CRENTES —>>> LEIAM!!!
Violência Intelectual contra Crianças
http://tyrannosaurus.wordpress.com/2008/08/14/violencia-intelectual-contra-criancas/
Vocês crentes (em qualquer coisa) foram Estuprados Intelectualmente e Religiosamente, não adianta negar, EU NÃO NEGO QUE EU TENHA SIDO, não existe vergonha nisso.
Mas mesmo tendo feito 1ª Comunhão e Crisma, percebi que jamais eu realmente havia acreditado naquilo que era pregado dentro da igreja, no que eu lia na bíblia, (Li a bíblia inteira 2 vezes) e o pior demorei a assumir para mim mesmo que eu sempre fui Ateu e sabem porque demorei? Porque eu TINHA MEDO DE DEUS, tinha medo de morrer, tinha medo dos meus pais, tinha medo do abandono, tinha medo de perder meus amigos, tinha medo de muitas coisas…
Vive um bom tempo aterrorizado com a idéia de Inferno, de Julgamento, de Apocalipse…
Mas quando decidi descrer de vez, e retornar ao meu estado original de nascimento…(NASCEMOS ATEUS E SOMOS ESTUPRADOS RELIGIOSAMENTE QUANDO CRIANÇAS, VOCÊ NÃO SAI DO ÚTERO DE SUA GENITORA CRENDO EM DEUS, VOCÊ É ENSINADO A ISSO)…EU ME LIBERTEI TOTALMENTE, COMECEI A VER A VIDA DE OUTRA MANEIRA, COMECEI A ME SENTIR MAIS FELIZ…
Hoje eu tenho PAz INTERIOR, tenho FELICIDADE na minha vida, não tenho medo da morte, nem de inferno, nem de fim do mundo, nem de NENHUM SER IMAGINÁRIO…
Perdi muitos amigos e relações familiares por conta da minha escolha, até converso com alguns que tentam me levar de volta para o estado de Anestesia e Entorpecimento que a religião promove, mas eu prefiro viver a MINHA vida LÚCIDO E BEM ACORDADO…
Abraços Fraternos a TODOS e viva a LIBERDADE DE PENSAMENTO!!!
05/10/2010 at 11:55
PRA MIM VOCÊS SÃO UM BANDO DE IDIOTAS QUE NAÕ CRÊEM, NO ÚNICO E VERDADEIRO SENHOR..ESPERO QUE UM DIA POSSAM ENXERGAR A MARAVILHA QUE É JESUS CRISTO E POSSA SAIR DESTA VIDA MISERÁVEL QUE VIVEM…MESMO SEM CRER NELE, ELE AINDA AMA VOCÊS..REZAREI PARA QUE O DEMÔNIO NÃO VENHA EM VIDA BUSCAR A ALMA DE VOCÊS,POIS SERIA MUITO TRISTE O FIM DE ALGUNS COITADOS QUE NAO CRÊEM NO SALVADOR DA TERRA…APESAR DE NAÕ CREREM
JESUS ABENÇOE A TODOS VOCÊS(HIPÓCRITAS)
14/06/2012 at 20:36
bem cristão e cheio de amor o seu comentário 🙂
07/10/2010 at 13:05
ó vida ó dia ó asar do dia em que nasci no pais dos coperfilds onde o magico messias anda sobre aguas e nao afunda fas agua virar vinho sem uva mulher que aparece e desapareçe sobre galhas de arvores isso la nos patricios joaquim e manoel e aqui tem tantos absurdos ate santos piratas sao raimundo nonato nus mulundus em vargem grande -ma usurpou ó poder do outro sem ó reconhecimento da ce santo do pau óco alcantara -ma
10/11/2010 at 22:46
o defeito dos crentes e que eles quer ter poder e nao tem
26/11/2010 at 11:35
Infelizmente não posso te julgar e nem vou.
Conheça realmente as escrituras, pois você distorce o evangélho conhecendo pouco.
Você parece ter medo de conhecer a verdade que te incomoda.Notei isso na leitura dos seus textos.
Graça e Paz.
29/11/2010 at 15:04
Vejo que fanatismo e desinformação cegam alguns.
Vejo que as pessoas leem a biblia e creem cegamente no que esta escrito.
A biblia foi muito modificada e o cristianismo também.
A religião e a espiritualidade como conhemos não possui fundamentos solidos no que era praticado no inicio da descoberta da espiritualidade ocidental.
Hoje em dia vemos praticas que não condizem com o que é pregado, isso eu vejo na maioria das igrejas, como adoração a idolos de barro, colocar profetas a frente de Deus, colocar santos a frente de Deus.
A biblia é uma alegoria para seguirmos passos corretos para nossa vida mundana não se perder em caminhos tortuosos e nem atrair coisas maleficas para a vida do individuo, qualquer um que pegue qualquer coisa como verdade absoluta peca, pois não ve o outro lado.
Não venho aqui negar a Deus ou a Jesus, venho dizer que a deuseficação de Jesus é suspeita, pois mesmo Ele escreveu nas tabuas os mandamentos, cujo o primeiro é Amar a Deus sobre todas as coisa.
Vejam isso como um teste pois mesmo a biblia foi compilada por um adorador de apolo, que é uma releitura de horus.
O que o Fernando Silva diz tem muito a ver com a realidade sim. Porem o fato de se negar a Deus eu não concordo pois a partir do momento que colocamos o homem como centro transfomamos-nos em uma sociedade sem valores como a atual, mesmo não crendo a palavra que ele traz condiz para a formação de uma sociedade pacifica.
Para quem não gostou do meu comentario sugiro procurar pela familia ROTHSCHILD e os reais motivos que ocasionaram a 1ª e a 2ª guerra mundial. A religião como forma de conforto para o homem é extremamente poderosa, tanto salva como aliena, portanto tomem cuidado pois tudo que é muito belo tem um lado muito mais podre.
Infelismente no mundo não existe somente pessoas boas, o mal arquiteta seus planos extremamente bem.
“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará”
27/02/2011 at 23:28
Vejo que aqueles que são contra e discordam do conteúdo e dados postados neste site, apenas se inflamam e esbanjam toda uma ira cristã. Certamente pelo fato de não terem dados, conteúdo e argumentos convincentes; ao invés disso, apenas costumam utilizar uma espécie de sentença divina como, “Que Deus tenha misericórdia de você”, ou “Você é um ignorante, vá aceitar Jesus Cristo nosso Senhor”. Isso é totalmente patético. E mais patético ainda se mostra quando só tem isso para dizerem como infalível.
Não se faz uma contestação, agredindo ou ofendendo o contestado. Muito pelo contrário, se faz infalivelmente uma contestação sensata, com uma idéia melhor do que aquela outra há um certo tempo atrás aceita. É desta forma que os cristãos deveriam fazer. Se é que podem!
10/03/2011 at 0:52
Interessante: Há ateus! A palavra ateu significa a negação de Deus, porque sendo materialista, crê que toda explicação é possível sem a necessidade de crença em Deus. Mais interessante ainda é notar que para não crer em algo é necessário antes admitir a existência (pois é materialista). Por exemplo, não seria possível toda essa discussão se um ateu não se preocupasse em negar Deus… (“Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais…”) e pelo simples fato deste site existir admite-se a existência de Deus! Uma pessoa que se diga ateu, no meu simples entender, deve ser no mínimo estudiosa do assunto. Ou dos assuntos, pois para formarmos opinião devemos consultar várias fontes. Entretanto, algumas questões não podem ser respondidas sem admitir Algo além da matéria, por exemplo: Todos temos um corpo físico e a base primária deste corpo é o carbono (como quase tudo que há no planeta), uma vez que nossos pensamentos e raciocínios partem do cérebro (através das sinapses), de onde partiriam nossos sentimentos? Podemos pensar que um sentimento é um raciocínio… algo do tipo: esta senhora é minha avó, e ela é boa comigo, então eu gosto dela! (como se nossos sentimentos fosse um algorítimo de um programa qualquer…) Mas, não é. Nossos sentimentos não estão no cérebro, mas fazem parte de nós, de nosso EU verdadeiro, enfim de nosso espírito, o princípio inteligente que sobrevive a decomposição de nosso corpo físico de carbono. Uma vez que fique claro, que verdadeiramente não somos o que vemos no espelho, mas o que sentimos e pensamos, podemos deduzir que Algo Imaterial criou-nos para que pudéssemos criar tudo que há de material no universo, na verdade, somos co-criadores. Crer que o universo foi criado em seis dias, depois um homem e uma mulher e uma cobra falante seria infantil demais para nosso século. Admitir que todo universo evolui e que somos co-criadores dele é mais inteligente. E que tudo isso só seria possível se fôssemos Inspirados… essa Inspiração… é Deus. Abraços.
12/03/2011 at 13:43
eu ti amo é tarde de mais sinto mais tenho que te dizer a verdade eu te amo! e jamais usareia frase já te esqueci ! sinto cada vez mais que alimento um grande amor não poderia dizer mais que vc não significa nada sinto dentro de mim que nada foi em vão tenho certeza que nada foi em vão tenho certeza que ainda te quero como sempre quis estarei mentindo dizendo que não te quero mais
01/04/2011 at 9:44
Sobre um comentario feito bem no inicio:
Uma mentira dita varias vezes torna-se verdade, é uma pena que a fé, acaba fechando os olhos das pessoas. O mundo acredita tanto no cristianismo, que acabou esquecendo suas matrizes, olhando assim somos manipulados a aceitar as rédeas impostas, pois sem conhecimento não há libertação. Antes de acreditar temos que procurar saber no que acreditamos (Verdade ou Contos). A ira que estes pseudos-cristãos apresentam é uma vergonha a suas próprias crenças. “Jesus” apresentava uma calma ao falar com os necessitados, ou seja, vocês querem apenas aparecer, dizendo ser crentes, evangélicos e toda aquela historia dita por eles. Somos apenas maquinas controladas pelo sistema, uns tendem a aceitar ideias baseadas em historias de natal, e outros tendem a aceitar fazer sua historia neste mundo.
A.’.L
08/04/2011 at 12:00
Adorei o blog,informações são sempre bem vindas, amplia a consciencia e aumenta o poder de escolha de quem as recebe. Particularmente penso que todos os homens de certa forma são crentes e ateus ao mesmo tempo,por ex; O cristão é crente em relação a cristo e ateu em relação aos deuses de outra religiões, e vice versa.
Legal, Historias mirabolantes criadas a partir da incrivel capacidade de imagição desse animalzinho no mínimo interessante denominado humano.
ABRAÇOS.MTO LEGAL O BLOG
12/04/2011 at 22:22
Tito 3:9-11
I Timóteo 2:1-8
Forte Abraço
30/04/2011 at 11:24
Mais que tamanha ignorância a sua… pois nem consigue terminar a leitura pois até passei mal lendo trecho que um pobre ser humano tomado pelas armadilhas do diabo em faze-lo acreditar que Jesus não existe… meu irmão vc ainda tem chance sabia ele o nosso Jesus vivo real e poderozo ainda não voltou ainda é tempo de vc pedir uma confirmação pra ele… se realmente ele existe… por que não faz isso? coloque ele a prova e com toda certeza eu digo, ele te responderá te mostrará que ele é vivo e te conhece… mas ainda é tempo, pois poderá se arrepender qdo não houver mais tempo la nas mãos do inimigo Satanás… cuidado!! tenho pena assim com tenho certeza que Deus tem misericordia de vc…procure saber assim como nós cristãos quem é esse Deus vivo do qual cremos e vivemos a cada dia pra ele é maravilhoso só te digo isso não há maior felicidade que viver pra honra de gloria de nosso Senhor!!!!
14/05/2011 at 10:18
Meus caros, os quais defendem seu Deus, vocês querem liberdade de expressão, está é a nossa, oras. :]
Lembrando que somos uma religião também, então respeitem.
21/05/2011 at 3:22
Interessante, gostei muito de ler tudo que li aqui (menos grosserias e xingamentos como idiotas, etc…), devemos sempre estar abertos a estudos e análises de ambos os lados , até para melhorar naquilo que acreditamos ou para nos colocar-mos numa posição que seja a mais confortável para nós, pois é isso que interessa, que nos sintamos bem, sabendo que ninguém é dono da verdade e nem pode querer impor a “sua” verdade aos outros. Não gosto de rótulos, crente, ateu, etc… eu particularmente, fui criado na doutrina católica, e atualmente, quase não vou a missa (fui a uma hoje de 7º dia), porém digo com firmeza, que por mais que questione em minha mente a racionalidade das coisas, a possibilidade de a Igreja ser um grande embuste, uma invenção (é quase impossível qualquer crente não ter momentos de incerteza , isso é humano)e por isso mesmo, hoje tendo mais a conversar com Deus, dando mais valor a espiritualidade e não a religião, por mais que as vezes me afaste, por mais que digam aí em cima que Jesus não existiu e não é DEUS, o que vale para mim é que Ele já se apresentou para mim várias vezes, existem ocasiões em que Ele fica muito claro para mim e cada vez mais vivo com Ele, para isso, não preciso frequentar igreja, não preciso de guias espirituais, precisei sim, que um dia me falassem Dele, e hoje em dia sempre que saio de casa digo : – Jesus vai na minha frente ! e Ele vai mesmo, Jesus é para muitos um mistério insondável, mas ficou e está aí até hoje levantando polêmicas, discussões, dúvidas, certezas, Ele é para fonte de tudo de bom que um Humano possa receber nessa vida, aprendi isso a duras penas, e não foi lavagem cerebral não, Ele foi se apresentando gradativamente até se tornar Meu Maior Amigo, li a bíblia algumas vezes, li muito o Evangelho e sempre dei enfase a ele, porém, independente disso, mesmo que eu ficasse anos afastado de tudo isso, Ele sempre retornava forte, ou melhor eu retornava para Ele como um filho pródigo ,por sinal a parábola mais significativa de todas, pois fala de todos nós e de como quase todo ser humano próximo da hora de sua morte procura Jesus, pois Ele não é caso só de lavagem cerebral, de Políticos (Constantino) manipulando um povo, é muito mais, me expliquem como um , só um, Político cria algo, em um determinado tempo, em um único local ou região e isso influencia a Humanidade por toda sua existência na terra e em todos os confins do planeta, esse cara é muito bom nheim, nem Lula consegue isso. Jesus é sem fronteiras de tempo e espaço, é discutido em todo o mundo e em qualquer tempo e sem comparações com Buda, Ghandi, ou sei lá quem, pois esses quase não se fala, Jesus é o cara, sei (para mim, que cada um seja tocado ao seu jeito e da sua maneira)disso há algum tempo, confio nele e sei que Ele sabe de tudo que eu preciso. Por mais que não queiram pensar nele, ou gostar dele, é só naõ se fechar completamente para Ele, Ele gosta de aproveitar uma pequenina brecha em sua alma, quanto mais difícil e pequeno o espaço para Ele, é aí que Ele vai querer estar, Eu o Amo tanto que chego a me emocionar ao sentir sua presença, neste momento mesmo, aqui e agora enquanto digito, pensem que Jesus é paciente e justo, qualquer pessoa tem o direito de crer no que quiser, isso é livre arbítrio, podem se intitular de ateu, crente o que for, só não pensem que vão atingi-lo ou agradá-lo com qualquer palavra, Ele não precisa disso e nem quer, Ele só quer ser amado e devolver isso a cada segundo do seu dia. Como eu digo, com Jesus na frente, não há nada que eu não aguente. Tudo de bom para todos, para aguns, acalmem os ânimos, Viva sua vida com Ele, sem querer impô-lo a ninguém, nem se sentindo melhor que ninguém, a verdadeira felicidade está em conhecê-lo, saber que Ele te Ama e quer só o seu bem,e do resto , sobre conquistar alguém, deixa isso pra Ele, que sabe da vida de cada um, que ultrapassou todos os limites da existência, da fama, do tempo e espaço para simplesmente dar Amor, só isso, Ele é demais.
21/05/2011 at 3:32
Ps.: Onde se lê “…para a fonte” leia-se “a fonte de tudo de bom.”
“… para aguns” leia-se “…para alguns, acalmem os ânimos”
26/05/2011 at 0:03
jesus cristo morreu por vc….ele te amaaaaaaaaaa…muito…
deus te abençoe….se quizer conversar esse e-mail que te passei é do meu orkut…o senhor vai tocar no seu coração!!!
06/07/2011 at 14:32
seus viados filhos de uma puta nao e mito jesus ressucitar e mito vcs existirem vcs sao um bando de mal amados que nao tem deus mas deus vai tocar noseu coraçao e vc vai mudar porque eu vou resar por vc se sua mae rapariga nao te ensinou a amar jesus ensina va para a igreja povo mude asua vida e se nao for va tomar no olho do seu CU (IDIOTAS QUE NAO ACREDITA NO DIVINO PAI ETERNO SE VC S NAO MUDAREM VAO PARA O ENFERNO IDIOTAS A CIENCIA SIM EUM MITO E UM MITO LEGITIMO O FIM DO MUNDO NAO ESTA PROXIMO SO DEUS SABE QUAL DIA E O FIM DO MUNDO ASSISTA O CANAL 13,46 E 27 E MUDE UMA COISA EU LHE DIGO BUSQUEM A DEUS QUE VC VAI VENCE NA VIDA E SE NAAO BUSCAR VA TOMAR NO CHICOTE FILHO DE UMA PUTA E RAPARIGA SEM VERGONHA